Silica Gel Silíca Gel Silica Gel Dessecante
   

CAÇA UMIDADE® - SOFT POST®Controle de Qualidade
Desumidificador para ComputadoresEquipamentos
KIT Dessecante para ContêineresRápida Literatura
Sachês com Visor de InspeçãoSílica Gel a Granel
SILICA GEL LARANJA-ÂMBARUso Doméstico
Uso profissionalVocê Sabia ?
Rápida Literatura


 RÁPIDA LITERATURA SOBRE A

 Sílica Gel Dessecante

SOFT POST®

 

01- DESCRIÇÃO DO PRODUTO:-

    A Sílica Gel Dessecante SOFT POST® é um composto sintético cuja principal matéria prima é o silicato de sódio. Possui propriedades higroscópicas e adsorventes, isto é, grande capacidade em desidratar o ambiente em que se encontra. Sua aplicação, para proteção de produtos diversos, baseia-se na retirada de moléculas de líquidos e gases, que foram confinadas juntamente com produtos e artigos diversos, em embalagens, recipientes ou áreas, alojando-as em seus poros, sem se modificar ou umidecer externamente. Com isto, a Sílica Gel impede ou retarda os processos de oxidação direta e a formação de colônias de fungos, responsáveis pela formação do mofo ou bolor e ainda auxilia no combate de outras derivações nocivas causadas pela umidade. É o mais poderoso agente desidratante que existe no mercado.

    Normalmente a Sílica Gel SOFT POST® é apresentada sob duas formas: GRANULADA (grânulos amorfos) e/ou PEROLADA (pérolas irregulares). Mais comumente é produzida na cor branca-cristalizada. Todavia, para inspeção visual de seu grau de saturação, pode ser impregnada com cloreto de cobalto o que lhe confere, quando seca, uma coloração azul-intenso mudando para cor-de-rosa quando saturada. Mesmo neste estado (saturada), mantém sua forma original e se mantém seca externamente. É quimicamente inerte, insolúvel em água, não corrosiva, atóxica (branca) e baixo grau de toxicidade (azul).

    Sendo basicamente um óxido de silício, deve ser evitado seu contato direto com álcalis e ácido fluorídrico os quais reagem com o material. Deve-se também evitar o contato direto da Sílica Gel com a água, pois pode haver projeção de material sólido e superaquecimento, reação fortemente exotérmica. Tal fato não ocorre quando a Sílica Gel é exposta a ambientes úmidos ou no caso de passagem, por ela, de ar comprimido saturado de umidade ou gases saturados.

02:- ASPECTOS DIVERSOS:

l FORMAS DE APRESENTAÇÃO

  1. A granel è Sacos herméticos c/ 25 Kg, caixas herméticas com 1, 5, 10 e 15 Kg.
  2. Em Sachês è Produzimos Sachês em material atóxico, flexível, permeável e ultra- resistente a partir de 0,5g até 1.000g.
  3. Em cápsulas plásticas de polietileno virgem e/ou policarbonato com 1g.

l QUANTIDADES POR EMBALAGENS

Sachês com: (g)
Formato do Sachê: (mm)

Quantidade por caixa: (unid)

Peso Líquido:

1 g

28 x 48

5.000

5 Kg

2 g

38 x 48

4.000

8 Kg

3 g

50 x 60

3.000

9 Kg

5 g

45 x 75

2.000

10 Kg

10 g

55 x 75

1.000

10 Kg

15 g

65 x 75

900

13,5 Kg

25 g

70 x 75

500

12,5 Kg

50 g

75 x 90

300

15 Kg

100 g

95 x 125

150

15 Kg

250 g

120 x 140

60

15 Kg

500 g

150 x 190

30

15 Kg

1.000 g

190 x 240

15

15 Kg

Cápsula

18 x 10

5.000

10 Kg

l UTILIZAÇÕES MAIS FREQÜENTES.

    Com a expansão dos mercados e a internacionalização dos produtos, pela globalização, o uso de DESSECANTES vem sendo exigido por empresas de todos os portes, importadores, exportadores, terminais de armazenamento e manipulação de cargas, organismos de certificação ISO, por todo o mundo, para a proteção e preservação dos mais variados materiais e produtos.

    Por se tratar de um poderoso agente desidratante, de extrema eficiência, simplicidade de uso, atóxico e baixíssimo custo, a SÍLICA GEL DESSECANTE SOFT POST® destaca-se como a mais eficiente alternativa para a proteção contra a umidade e a oxidação aérea. Sua aplicação é sinônimo de preocupação com a qualidade, integridade dos produtos e respeito pelo mercado consumidor, cada vez mais exigente e atento às inovações tecnológicas.

    Hoje, pode-se encontrar Sílica Gel em alimentos, medicamentos, cosméticos, confecções, calçados, couros, produtos desidratados, componentes eletromecânicos ou eletrônicos, vidros, conteineres para exportações diversas, máquinas, rações animais, tratamento de ar comprimido, transformadores elétricos e também em uso doméstico como auxiliar no tratamento de umidade, contra fungos e mofo, em recintos, armários e caixas. É sabido que a umidade exerce uma ação agressiva em inúmeros objetos, produtos e materiais, alterando sua qualidade ou até inviabilizando seu uso.

03:- ESPECTRO DE ATUAÇÃO DA EMPRESA:

    A SOFT POST® DO BRASIL, desenvolve um trabalho consistente e de grande importância, na difusão do conceito de utilização da Sílica Gel Dessecante, para o mercado brasileiro e latino americano. Como se trata de produto 100% importado, fazemos a importação, distribuição, processamento, venda, consultoria em embalagem e assistência técnica, adequando sua aplicação a cada mercado ou segmento que o utiliza ou necessitaria utilizar.

Processamos:

  • Sílica Gel a Granel: Em embalagens fechadas ou fracionadas.
  • Sachês: Termo-soldados automaticamente, impressos, personalizados, em materiais totalmente permeáveis, flexíveis e atóxicos.
  • Sachês: Com visores especiais de inspeção de saturação, para Sílica Gel Azul ou Mista.
  • Cápsulas: De polietileno virgem ou policarbonato com 1g.
  • Prestação de Serviços: Enchimentos de frascos, tampas e receptáculos para Sílica-Gel.

04:- CONTROLE DE QUALIDADE E LOCAL DE PROCESSAMENTO:-

    O trabalho de processamento, manuseio e controle de qualidade da Sílica Gel Dessecante SOFT POST® é realizado em salas climatizadas (temperatura de 22ºC e umidade relativa de 44%), com o auxílio de desumidificadores eletro-mecânicos, termo-higrômetros, ar condicionado, máquinas e materiais não dispersantes de partículas e pessoal devidamente paramentado. Todo o processamento é realizado por equipamentos automáticos, sem qualquer contato manual com o produto, assegurando assim todas as características e propriedades plenas da SILICA GEL.

 05:- REATIVAÇÃO DA SÍLICA GEL SOFT POST®:-

    A Sílica Gel Dessecante SOFT POST® pode ser reativada ou regenerada bastando que seja submetida a temperaturas superiores a 100ºC e inferiores a 200ºC, por um período de aproximadamente 40 minutos, (podendo variar em função de quantidade, tipo de forno ou estufa utilizados). Este procedimento deve ser realizado sempre com a Sílica Gel a Granel e nunca em Sachês, pois os materiais utilzados nos sachês (normalmente fibras termoplásticas) se fundiriam ou derreteriam antes que a Silica Gel fosse totalmente regenerada, podendo até causar acidentes ou queimaduras.

    Em geral, nos processos de regeneração, verifica-se uma perda de 10 a 20% em função da fragmentação dos grânulos. Tal perda deverá ser compensada com a adição de material virgem em novos processos de adsorção.

06:- A SÍLICA GEL E O MEIO AMBIENTE:-

    A Sílica Gel Dessecante Branca SOFT POST® não apresenta nenhum efeito adverso ou nocivo ao meio ambiente. Por ser um produto sintético totalmente atóxico e quimicamente inerte , seu descarte pode ser feito como lixo comum, sem qualquer risco de contaminação ao solo ou sub-solo. Ingestões acidentais do produto demonstraram total tolerância e inertibilidade do organismo humano e de animais à presença da Sílica Gel.

    07- PROPORÇÕES DE UTILIZAÇÃO:-

    Recomenda-se utilizar a Sílica Gel na seguinte proporção, como ponto de partida: 1kg de SÍLICA GEL p/ 1m³ de volume a ser protegido. Em utilizações mais específicas, como o setor farmacêutico, esta proporção pode chegar até a 1Kg p/ 0,2 m³ ou mais. Em casos de embalagens de máquinas, utensílios, objetos, etc., para exportação, esta recomendação também pode mudar em função das condições climáticas do local de origem, local de destino, duração da viagem e meio de transporte.

08- MANIPULAÇÃO, ARMAZENAGEM E ÁREA DE TRABALHO

    Sacos e recipientes devem ser mantidos hermeticamente fechados em local seco. Eventuais sobras de frações utilizadas, tanto a granel como em sachês, devem ser ensacadas e lacradas com fita adesiva plástica, retirando-se todo o ar possível em contato direto com a Sílica Gel. A área de trabalho deve ser mantida bem ventilada e, se necessário, pode-se usar exaustão no local, a fim de se reduzir ao mínimo os níveis de poeira no ambiente. Uma considerável carga eletrostática pode se acumular durante o manuseio mecânico do produto, a qual, pode transformar-se em risco em ambientes que contenham vapores inflamáveis. Recomendações sobre o controle de estática são dadas na norma inglêsa BS5958.

09- PROPRIEDADES TÍPICAS DA SÍLICA GEL SOFT POST®:-

01

Fórmula Química:-

SiO2

02

Ph ( solução aquosa) a 5%:-

5,5 a 6,5

03

Densidade de massa:-

0,750g/ml

04

Gravidade especifica:-

2,2 g/ml

05

Teor de Sílica (1.000ºC):-

99,5%

06

Cloreto de Cobalto (azul):-

0,5%

07

Ferro:-

Máx. 100 ppm
    ________________________

     

    Quando pensar em Sílica Gel Dessecante, pense:

                   SOFT POST®

    (11) 2950.2877  www.softpost.com.br